Você sofre com a queda de cabelo, sabe o que pode ser? Esse problema capilar pode estar ligado a diversas causas, por exemplo, fatores genéticos, envelhecimento, alterações hormonais, estilo de vida, uso de certos medicamentos e até condições médicas.
Comumente, a queda de cabelos está associada à alopécia, que pode se manifestar em 4 tipos diferentes.
Continue lendo este conteúdo e entenda mais sobre a queda de cabelo, o que pode ser e como tratar esse problema capilar.
O que pode ser queda de cabelo excessiva?
É considerado normal uma pessoa perder cerca de 60 a 100 fios de cabelo por dia, entretanto, quando o ciclo de renovação capilar, composto pela fase de crescimento, transição e queda é interrompido por alguma razão, homens e mulheres podem perder muito mais que o habitual, ocasionando a queda de cabelo excessiva.
É importante acentuar que quando isso acontece, o mais recomendado é procurar um médico e iniciar uma investigação, já que existem diversos fatores que levam à queda dos fios.
Uma das causas comuns para a queda de cabelo é a alopécia, que é uma condição que implica na saúde capilar e o afinamento e enfraquecimento dos fios.
Os principais tipos de alopécia são: androgenética (calvície), areata, cicatricial e eflúvio telógeno.
Alopécia androgenética
Popularmente conhecida como calvície, a alopécia androgenética é mais comum entre os homens devido à conversão do hormônio testosterona em uma molécula chamada DHT, porém, também pode acometer as mulheres.
A genética é a principal causa da calvície, dessa forma, ocorre o afinamento dos fios de cabelo geneticamente afetados gradativamente.
Os primeiros sinais de rarefação podem aparecer após a puberdade, e assim, piorar ao longo dos anos, especialmente em homens a partir dos 40 anos.
A calvície não tem cura, mas o processo de afinamento dos fios pode ser desacelerado com a realização de tratamentos específicos. No caso de pessoas que apresentam um quadro mais avançado, o transplante capilar possibilita um resultado natural, eficaz e definitivo.
Leia também:
Alopécia areata
Neste caso, a queda de cabelo o que pode ser? A alopécia areata, também conhecida como autoimune, está associada a alterações do sistema imunológico. Diante disso, alguns fatores podem atuar como gatilhos ou estarem associados a essa condição, por exemplo:
- Transtornos emocionais: estresse, síndrome de burnout, depressão e ansiedade;
- Tireoidites;
- Diabetes;
- Lúpus;
- Vitiligo;
- Fatores genéticos.
Esse tipo de perda de cabelo pode atingir homens e mulheres de todas as idades, contudo é mais comum em pessoas abaixo dos 20 anos.
Principais sinais da alopécia areata:
- Queda súbita dos fios formando pequenas e médias falhas no couro cabeludo. Em alguns casos, pode ocorrer uma perda generalizada de todos os fios de cabelo no couro cabeludo;
- Em alguns casos, pode ocorrer também a queda dos pelos corporais (barba, sobrancelha, cílios, braços, pernas, peito, costas, etc.).
A boa notícia é que, na maioria dos casos, a alopécia areata é transitória e os fios voltam a crescer. No entanto, é necessário procurar um especialista, pois existem casos que necessitam de tratamento.
Alopécia cicatricial
A alopécia cicatricial acontece em decorrência de agressões ao couro cabeludo, como em casos de queimaduras, radioterapias, cirurgias, radiação, produtos químicos, traumas mecânicos, infecções, doenças dermatológicas e tumores. Outra causa importante de alopecia cicatricial são doenças inflamatórias do couro cabeludo que comprometem o fio de cabelo.
Nestas situações, ocorre a perda definitiva dos cabelos, os folículos capilares são substituídos por cicatrizes, inviabilizando a recuperação no local na maioria dos quadros.
É comum ocorrer desconfortos, como queimação, ardência e dor ao pentear os cabelos.
Eflúvio telógeno
O Eflúvio telógeno é um tipo de queda de cabelo bastante comum e é ocasionado, geralmente, por doenças crônicas e fatores como:
- Alterações hormonais;
- Estresse excessivo;
- Uso constante de medicamentos como: anticoagulantes, anticoncepcionais, antidepressivos, anabolizantes;
- Parto;
- Quimioterapia;
- Má alimentação;
- Perda de peso;
- Infecções como: dengue, covid, pneumonias, etc.
Normalmente, a queda dos fios de cabelo acontecem de forma repentina e intensa, sucedendo a perda de volume e densidade dos cabelos, especialmente nas regiões posteriores do couro cabeludo e nas entradas.
Outros fatores que levam à queda de cabelo
É importante investigar os motivos da queda de cabelo, pois outros fatores relacionados à saúde podem desencadear a perda dos fios, como:
Alimentação
A baixa ingestão de alimentos que contenham nutrientes, vitaminas e sais minerais ou até mesmo a insuficiência de ferro que pode levar à anemia ou outros problemas de saúde. Com isso, pode ocorrer o enfraquecimento dos fios de cabelo, causando a queda.
Além disso, o excesso de açúcar, gorduras saturadas, álcool, tabagismo e a falta de hidratação, são fatores que podem prejudicar a saúde capilar.
Saúde mental
Quando uma pessoa está tomada por ansiedade e estresse constante, sua saúde mental fica em desequilíbrio, com isso há uma superprodução do hormônio cortisol, acarretando na queda da imunidade, o que resulta também na perda dos fios de cabelo.
Mudanças hormonais
E a queda de cabelo feminina, o que pode ser? Muitas vezes, os fios ficam fracos e podem cair devido às alterações hormonais em decorrência de troca do método contraceptivo, gravidez e menopausa.
Além disso, mudanças nos hormônios da tireoide e o hipotireoidismo podem interromper o ciclo de crescimento do cabelo e provocar a queda dos fios.
Nos homens, a calvície está relacionada a questões genéticas e hormonais, devido ao hormônio da testosterona.
Insônia
De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), ao menos 73 milhões de brasileiros têm insônia.
Em consequência disso, podem surgir diversos problemas com a saúde, devido à baixa imunidade desencadeada pela privação de sono. Dessa forma, os fios de cabelo também podem ser prejudicados.
Tratamentos para a queda de cabelo
Existem procedimentos eficientes para tratar a queda de cabelo, no entanto, como esse tipo de situação pode estar atrelada a vários motivos, é necessário a avaliação de um médico, de preferência, um especialista em saúde capilar, para a identificação da causa.
Dessa forma, o profissional conseguirá indicar o melhor tratamento para o caso em questão. Algumas opções são:
Tratamento clínico
A terapia capilar reestrutura e recupera a qualidade da haste do fio de cabelo e trata as condições inflamatórias do couro cabeludo, indicado principalmente para pessoas com fios ressecados ou quimicamente danificados.
A terapia capilar ajuda tanto no tratamento para calvície masculina quanto no tratamento para calvície feminina.
Medicamentos
Visando a segurança e a eficácia do tratamento, nenhum medicamento deve ser ingerido ou aplicado sem a prescrição e acompanhamento de um médico especialista.
Os medicamentos mais utilizados para tratar a calvície são a finasterida ou dutasterida e o minoxidil.
A finasterida é um medicamento oral que inibe a enzima responsável pela conversão de testosterona em dihidrotestosterona, que é o hormônio responsável pela queda de cabelo em pessoas com predisposição genética.
O minoxidil, por sua vez, estimula o crescimento capilar.
Rigenera®
O Rigenera® é um tratamento inovador que retira fragmentos de pele do couro cabeludo da região sem calvície, ou seja, onde os fios não herdaram a genética do processo de afinamento dos fios.
O dispositivo desse procedimento é capaz de fragmentar e triturar o fragmento de pele, transformando em uma solução rica em células que produzem a haste capilar saudável. Em seguida, essa solução é aplicada na área com calvície.
Quando as células saudáveis entram em contato com aquelas que estão sofrendo com a calvície, elas estimulam as células teoricamente “doentes” a retornarem seu ciclo de vida natural.
Em vista disso, o Rigenera® ajuda a prolongar a fase de crescimento desses fios, fazendo com que eles cresçam mais tanto em espessura quanto em comprimento, melhorando a densidade e rarefação na área calva.
Entretanto, é um tratamento e os resultados não são permanentes. Ele pode ser realizado em consultório ou para completar o transplante capilar (na cirurgia ou no pós-operatório).
Leia mais sobre:
Terapia celular
É coletada uma amostra de couro cabeludo da região doadora e feita uma solução de células germinativas que será infiltrada na área calva. Essas células “saudáveis” vão estimular as células que estão sofrendo com a calvície a retomarem o seu funcionamento normal.
Assim, é possível melhorar o processo de afinamento dos fios e a rarefação capilar.
Microinfusão de Medicamentos na Pele (MMP)
Essa técnica combina a aplicação de medicamentos na área da calvície com o microagulhamento automatizado. As medicações são colocadas em altas concentrações para que os fios de cabelo tenham um estímulo mais intenso.
O microagulhamento automatizado provoca microperfurações no couro cabeludo, estimulando o crescimento dos fios de cabelo.
O procedimento é feito pelo próprio médico, que regula a velocidade e a penetração das microagulhas, garantindo assim que as microperfurações sejam realizadas na intensidade e profundidade ideais.
Intradermoterapia
Esse tratamento consiste na aplicação de medicações diretamente no couro cabeludo, que ajudam no crescimento capilar e no controle da calvície.
As medicações, depositadas no couro cabeludo, são colocadas em altas concentrações, proporcionando um intenso estímulo.
O procedimento é feito com auxílio de um aparelho vibratório para reduzir o desconforto da aplicação e deixar o paciente o mais cômodo possível.
Laser
Os lasers formam microcolunas de calor na pele do couro cabeludo, estimulando a liberação de diversos fatores de crescimento.
Dessa forma, estes fatores irão estimular as células do fio de cabelo para se manterem em fase de crescimento por mais tempo.
Como essa fase fica maior, os fios crescem mais em espessura e comprimento, proporcionando uma melhora de densidade e cobertura da área calva.
Low-Level Light Therapy (LLLT)
O LLLT consiste na aplicação de energia luminosa que penetra no couro cabeludo e é absorvida pelas células da matriz do fio de cabelo.
Essa energia estimula as células a se proliferarem e, consequentemente, mantém o fio em fase de crescimento por mais tempo, aumentando sua espessura.
Além do mais, esse procedimento pode ser associado com a Intradermoterapia, MMP e transplante capilar para otimizar os resultados.
Transplante capilar
O transplante capilar é o procedimento mais eficiente e recomendado para homens e mulheres com calvície, pois apresenta resultados naturais e duradouros.
É um procedimento cirúrgico em que os folículos capilares da região onde o cabelo é mais espesso e saudável são transferidos para a área que está sofrendo com a queda e o afinamento dos cabelos. Isso possibilita criar uma aparência mais densa e jovem.
O resultado pode levar alguns meses para ser alcançado, mas vale a pena porque é um procedimento duradouro e que, em alguns casos, pode ser permanente, pois os folículos transplantados são resistentes à queda de cabelo.
O transplante capilar é indicado para pessoas de qualquer idade com calvície ou com afinamento capilar que desejam recuperar os fios de cabelo perdidos.
Pereira Medical: especialistas em saúde capilar
Somos especialistas em transplante capilar, transplante de barba e tratamento para calvície.
A satisfação com o resultado é tão grande entre nossos pacientes que 83% dos pacientes novos são indicação de quem já passou pelas nossas mãos. Já são mais de 17 mil transplantes capilares em 30 anos de experiência.
O Dr. João Carlos Pereira e seu filho, Dr. João Pedro C. Pereira, estão sempre atualizados na mais moderna tecnologia e técnicas em transplante capilar e presentes nos principais congressos mundiais.
O Dr. João Carlos Pereira é dermatologista, uma referência na área de transplante capilar há mais de 30 anos e acompanhou o desenvolvimento de todas as técnicas e investe sempre em tecnologia para obter grandes resultados.
Assim como seu pai, o Dr. João Pedro Cabrera Pereira é dermatologista com especialização em tricologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atua principalmente na área de restauração capilar, realizando tratamentos clínicos e cirúrgicos para os diversos tipos de queda de cabelo.
Nosso objetivo é fornecer conforto, qualidade e segurança aos pacientes, pois nosso compromisso é com você.
Agende sua avaliação.